Vídeo “Povos Isolados na Amazônia: Parceria para a Proteção” é exibido em eventos na Alemanha

Por Renato Bock

O CTI, por meio da Sociedade em Prol dos Povos Ameaçados, a GfbV de Hamburgo na Alemanha, exibiu o filme “Povos Isolados na Amazônia: Parceria para a Proteção” – produzido no âmbito do projeto – Proteção Etnoambiental aos Povos Isolados na Amazônia Brasileira – durante eventos realizados em três cidades alemãs Göttingen, Berlim, Hamburgo e Bremen.

O filme foi concebido para retratar o dia-dia das Frentes de Proteção Etnoambiental, unidades de base que levam a cabo a política indigenista para povos Isolados da Coordenação Geral de Índios Isolados e de Recente Contato da Funai.

Gravado entre 2009 e 2010 e dirigido por Demian Nery, o filme mostra a importância de parcerias para que se alcance efetividade na aplicação da política, bem como os instrumentos necessários para atuação em áreas distantes, de difícil acesso e com a técnica necessária para respeitar a autonomia dos indígenas em determinar seu isolamento.

Com o objetivo de informar o público alemão sobre a situação dos povos indígenas isolados no Brasil e sobre a política governamental brasileira dirigida a essas populações, a GfbV também convidou o sertanista José Carlos Meirelles. Depois do sucesso do primeiro evento, a GfbV vai leva-lo à Suíça.

A organização GfbV apoia minorias étnicas no mundo inteiro e também promove eventos para conscientização do publico europeu sobre os direitos dos povos indígenas, e de como o governo alemão pode cooperar para que não se perpetue situações de vulnerabilidade hoje existentes.

O filme foi apresentado em:

 

  • Göttingen (dia 28 de novembro de 2011): Público de 15 pessoas (Grupo de trabalho Indígenas no Brasil)
  • Berlim (dia 1° de dezembro de 2011): Público de 50 pessoas (Evento aberto na Embaixada do Brasil)
  • Hamburgo (dia 3 de dezembro de 2011): Público de 45 pessoas (Evento público em uma Associação de Hamburgo
  • Bremen (Universidade).

 

Público em Hamburgo

 

Apresentação do vídeo em Hamburgo