Seminário discutirá formação indígena para a gestão territorial e ambiental

Seminário discute formação indígena em gestão territorial e ambiental, a partir dos seus conhecimentos e práticas, com vistas a orientar a formulação de políticas públicas de formação específica aos povos indígenas

Começa nesta quarta-feira (04), em Brasília, o Seminário Nacional sobre Formação Indígena para a Gestão Territorial e Ambiental, que acontece até a próxima sexta-feira (06). O encontro tem como objetivo construir subsídios para a formação indígena em gestão territorial e ambiental, a partir dos seus conhecimentos e práticas, com vistas a orientar a formulação de políticas públicas de formação específica aos povos indígenas, orientadas pelos objetivos Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI).

Para tanto, o evento vai reunir indígenas e instituições de várias regiões do Brasil, que conduzem ou já conduziram experiências de formação indígena com foco na gestão ambiental e territorial, além de discutir as dimensões desta formação como política pública focada na sustentabilidade das terras indígenas.

Um ponto chave que vai conduzir as discussões será a reflexão coletiva sobre o papel das diversas categorias e atores frutos desses processos de formação, tais como os agentes agroflorestais indígenas, agentes indígenas socioambientais, brigadistas e outros. Serão levantadas questões como “qual o papel desses agentes dentro e fora das suas terras”, “tipos de modalidades de formação”, “como são as metodologias utilizadas nesses processos de formação” e “como esses métodos respeitam a diversidade socioambiental de cada povo”. Da mesma forma, também será debatido como fica o reconhecimento profissional desses indígenas.

Durante os três dias de evento haverá momentos de apresentação das diversas iniciativas convidadas, trabalhos de grupos, plenária para exposições que subsidiarão a e elaboração do documento final. E durante as noites haverá uma mostra de vídeos relacionados ao tema.

O seminário é uma realização do Projeto GATI (Gestão Ambiental e Territorial Indígena), da Fundação Nacional do Índio (Funai), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF) e do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IIEB). O evento também conta com apoio do Centro de Trabalho Indigenista (CTI), Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e Instituto de Pesquisa e Formação Indígena (Iepé).

Veja abaixo a programação completa: