Reunião pactua criação do Território Etnoeducacional Timbira

Por Júlia Trujillo

Entre os dias 27 a 29 de novembro, estiveram reunidos em São Luis do Maranhão representantes de 08 povos Timbira, Organizações Não-Governamentais, Associações Indígenas e Governo para pactuar a criação do Território Etnoeducacional Timbira.

 

Foto1: Representante Timbira fala sobre educação

Após diversas reuniões nas quais o tema da educação integrada dos Timbira foi debatido e construído, por fim, elaborou-se um protocolo que foi assinado por representantes das Secretarias de Educação do Maranhão e do Tocantins, MPF-TO, Funai, MEC, universidades UFMA e UFT, CTI e Centro Timbira de Ensino e Pesquisa Pënxwyj Hempenxà e 40 representantes indígenas pertencentes aos povos Apinajé, Apaniekra, Ramkokamekra, Krikati, Krahô, Pykobjê, Krepynkatejê e Krênjê, além das organizações indígenas Aspit (Associação dos Professores Indígenas do Tocantins) e Associação Wyty Catë dos Povos Timbira do Maranhão e Tocantins e Coapima (Coordenação das Organizações e Articulações dos Povos Indígenas do Maranhão). Tais instituições integram o Comitê Gestor do novo Território Etnoeducacional. A universidade UFG e os institutos federais IF/MA e IF/TO, não puderam enviar representantes para esta reunião, mas farão parte do Comitê Gestor, devido a seu envolvimento anterior na discussão e em nas ações voltadas para educação indígena Timbira.

Foto 2: Jonas Pyn Heh Gavião durante reunião

A reunião foi coordenada pelo professor Jonas Pyn Heh Gavião, coordenador da Wyty Catë,e pelo professor Gersem Baniwa, coordenador geral de educação escolar indígena do Ministério da Educação (MEC). O documento final da reunião, que pode ser acessado AQUI, além de pactuar a criação do TEE Timbira, determina as prioridades para seu primeiro ano de implementação, entre elas a integração do Centro Pënxwyj Hempenxà como parte do TEE e local privilegiado de encontro para realização de reuniões, cursos e aulas. Uma próxima reunião para discutir encaminhamentos ficou agendada para fevereiro.

 

 

 

Foto 3: Maria Elisa Ladeira assina documentode criação do Território Etnoeducacional Timbira