Nota da Associação Xavante Warã à Presidência da FUNAI

Em nota destinada ao presidente da FUNAI,  João Pedro Gonçalves Costa, a Associação Xavante Warã apresenta insatisfações com a atuação do órgão indigenista do Estado brasileiro na região de Barra do Garça, Mato Grosso. Leia a nota na integra AQUI.

A Warã aponta que a atual gestão da Coordenação Regional (CR) Xavante tem fomentado rivalidades entre os grupos Xavante. Além disso, reclamam que a ineficácia dos serviçoes prestados tem dado espaço para atividades assistencialistas de proprietários rurais e políticos locais com intuito de domesticar a comunidade e evitar reivindicações por regularização fundiária. A Associação Xavante Warã reivindica a abertura de GTs de revisão de todas as Terras Indígenas Xavantes.

A nota denuncia ainda a atuação da gestão da CR para afastar a Associação Warã das decisões políticas que afetam o povo Xavante, como na questão da Ferrovia de Integração do Centro Oeste, na qual a gestão excluiu todos os associados da Warã da reunião decisiva sobre a consulta prévia para encaminhar a posição dos Xavante sobre essa importante obra. Por ter sido excluída das decisões, a Warã acusa a CR, apoiada por servidores da sede, de ter produzido um documento “forjado” que acabou por dar origem à Licensa Prévia que o IBAMA deu para a obra. O caso foi denunciado ao Ministério Público.