Intercâmbio ao Centro de Ensino e Pesquisa Timbira Pënxwyj Hempejxà

Por Renato Bock

Desde o dia 19/08 e até o dia 26/08 está acontecendo o Intercâmbio ao Centro de Ensino e Pesquisa Timbira Pënxwyj Hempejxà em Carolina/MA. O encontro, apoiado pela Rainforest Foundation da Noruega no âmbito da RCA tem como objetivo principal discutir a política indígena. No dia 22/08 os participantes do encontro visitaram a FrutaSã com a finalidade de conhecer o processo de produção de polpa de frutas, e também como é feito o arranjo institucional da empresa onde participam indígenas Timbira, o CTI, empresas holandesas e outros produtores da Região. Foi apresentado ao grupo de 70 pessoas a missão da FrutaSã como instrumento de geração de renda para as aldeias da Associação dos povos Timbira do Maranhão e Tocantins Wyty-cate. A renda gerada é revertida para viabilizar suas atividades sociais e culturais e para diminuir a dependência de projetos junto ao governo ou outros financiadores.

 


Grupo visita instalações da FrutaSã                                                                Foto: Juliana Napolitano

Também foram apresentadas histórias de sucessos e fracassos da fábrica bem como a filosofia da FrutraSã: A preocupação ambiental (enfrentamento dos grandes projetos de desenvolvimento, como soja e eucalipto), preocupação social (como gerar melhoria da qualidade de vida das famílias do sertão por meio da organização social e geração de renda) e preocupação econômica (como fazer o empreendimento ter sustentabilidade econômica).

No âmbito dos negócios foi apresentada a estratégia comercial da fábrica, enfatizando o quanto ela precisa movimentar de fruta e dinheiro para poder se manter e que isso ainda implica em comprar frutas fora da região.

Por fim, foi apresentado o projeto de desenvolvimento local, a parceria com o BID e a estratégia de plantio junto com os agricultores da região para evitar que futuramente se compre fruta de fora.

Em seguida, o grupo seguiu para visitar a Aldeia Escalvado do povo Canela e retornarão ao Pënxwyj na próxima quinta feira (25/08) para fazerem o fechamento do evento e uma avaliação.

Mais notícias no blog da RCA