CTI contrata Assessor Técnico em Tecnologia da Informação

por | jul 2, 2025 | Carta Convite

O Centro de Trabalho Indigenista – CTI está contratando Assessor Técnico em Tecnologia da Informação para atuação no projeto “Território e Saúde: olhares e estratégias Guarani e Timbira”, apoiado pelo Fundo Amazônia – BNDES. O trabalho terá duração de até 36 meses, com início previsto para julho de 2024. A contratação será realizada em regime […]

O Centro de Trabalho Indigenista – CTI está contratando Assessor Técnico em Tecnologia da Informação para atuação no projeto “Território e Saúde: olhares e estratégias Guarani e Timbira”, apoiado pelo Fundo Amazônia – BNDES.

O trabalho terá duração de até 36 meses, com início previsto para julho de 2024. A contratação será realizada em regime PJ, com três meses de experiência.

Acesse o Termo de Referência aqui:

TR 068/2025 – Tecnologia da Informação

O projeto “Território e Saúde: olhares e estratégias Guarani e Timbira” visa implementar estratégias para enfrentamento das alterações climáticas, do desmatamento e pressões do entorno em terras indígenas de Povos Timbira, dentro da Amazônia Legal, com ações de saúde e proteção territorial, e em terras indígenas de Povos Guarani, fora da Amazônia Legal, com ações de monitoramento e proteção territorial.

Nas terras indígenas dos povos Timbira, localizadas na Amazônia Legal, as ações se concentram na articulação entre saúde, cultura e território. Frente aos desafios impostos pelas mudanças climáticas, o projeto apoia estratégias comunitárias de adaptação e resistência, com foco no fortalecimento das práticas tradicionais e da gestão autônoma dos territórios, priorizando o manejo sustentável dos recursos naturais, a preservação das roças e alimentos tradicionais, a valorização da medicina indígena e dos conhecimentos dos especialistas, bem como o aprimoramento da vigilância territorial e o acesso à atenção básica em saúde.

Entre os povos Guarani, nas regiões sul e sudeste do Brasil, o foco está no fortalecimento do gestão e proteção territorial e ambiental de suas terras e da Mata Atlântica. As ações buscam integrar tecnologias de monitoramento territorial com os saberes e práticas tradicionais de gestão territorial e ambiental, fortalecendo a atuação de agentes ambientais e lideranças indígenas Guarani na defesa das terras indígenas e do Bioma, tendo como principal ênfase o trabalho nas terras guarani localizadas na região do Vale do Ribeira (SP) e do Litoral do Paraná.