Rio Silveira 1985 (Acervo CTI)

Xamõi Kambá Puku eternizou

Por Maria Inês Ladeira

Xamõi Kambá Puku, Guyra Pepo, Karai Poty, José Fernandes Soares era um só, mas, xamã incansável, se desdobrava para atender todos que o procuravam.

De poucas palavras, falava o idioma de Nhanderu. As mensagens passava em atos. Sua força vinha do canto e da dança. Sua sabedoria emanava nos rituais. Não tinha inimigos: a todos recebia. Onde vivia reunia, ao seu redor, uma imensa família de sangue e de afeto, com seu modo generoso de ser, ao lado de sua linda Rosa.

Com seu exemplo formou uma série de lideranças, transmitindo-lhes força, serenidade e persistência. Tendo nascido no litoral paulista, estendeu a luta pelo reconhecimento das Terras Guarani em várias regiões, testemunhando a presença viva de seu povo como garantia de futuro.

Incansável pai, e xamõi de todos, revelou muitos milhares de nomes aos Guarani e, no momento preciso, quando a luta pela terra em seu tempo se acirrou, apadrinhou uma legião de juruas (não indígenas) agregando uma série de aliados e parceiros para o movimento Guarani.

Tive o privilégio na vida de percorrer com ele o território guarani. Com seus gestos, aprendi a aprender, além de participar das lindas e retumbantes cerimônias comandadas pelos nhanderu kuery, muitas delas conjuntamente com Jejokó, no Ribeirão Silveira.

Em verdade, com seu coração grande e perspicácia, abriu o caminho para o trabalho do CTI com o povo Guarani. Que sua alma continue nos iluminando e a todos protegendo para amenizar a infinita saudade dele, que se eternizou.