Relatório denuncia aumento da violência contra povos indígenas

Mariana Azevedo

Hoje, o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) lançou, em Brasília, o Relatório Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil – dados 2014. Segundo a organização, as informações apresentadas pela publicação confirmam um considerável aumento das violências e violações praticadas contra os povos originários, de maneira geral, e, especificamente, dos casos de suicídios, assassinatos, mortalidade na infância e de omissão e morosidade na regularização das terras indígenas.
A partir da Lei de Acesso à Informação (12.527/2011), o Cimi obteve da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde, dados sobre 138 assassinatos ocorridos em 2014. O resultado maior que os 97 casos confirmados pela Sesai em 2013. Os dados da Sesai indicam que, como ocorre desde 2003, o Mato Grosso do Sul foi o estado com maior número de assassinatos de índios – 41 dos casos.
O documento é realizado pelo processo de sistematização de dados coletados e compilados com base nas denúncias e nos relatos dos povos, das lideranças e organizações indígenas, de informações das equipes missionárias do Cimi que atuam nas áreas e de notícias veiculadas pelos meios de comunicação de todo país. Também inclui informações de fontes oficiais, como sentenças, pareceres e banco de dados.

 

Saiba mais: http://bit.ly/1JezCvb