Publicação reúne trabalhos indígenas de curso virtual em gestão territorial e ambiental

Uma publicação reúne os trabalhos finais de alunos do Curso Virtual em Gestão Territorial e Ambiental, Pryyhrejara Wiràmiri. O curso reuniu representantes de povos indígenas – Krahô, Apinayé, Krikati, Gavião Pyhcop Catiji, Canela Apanjekrá, Canela Memortumré, Guajajara-Tenetehar, Ka’apor e Tremembé – comunidades tradicionais, sociedade civil e agentes públicos que atuam nos estados do Maranhão e Tocantins para uma formação básica sobre a Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental – PNGATI e outros temas associados à gestão territorial e ambiental sustentável de terras indígenas e ao direito à terra dos povos indígenas e comunidades tradicionais.

Confira a publicação com os trabalhos finais do curso Pryyhrejara Wiramiri.

O curso Pryyhrejara Wiràmiri é uma iniciativa do Centro de Trabalho Indigenista – CTI; do Instituto Sociedade, População e Natureza – ISPN, da Associação Wyty Catë das Comunidades Timbira do Maranhão e Tocantins, da Coordenação das Organizações e Articulações dos Povos Indígenas do Maranhão – COAPIMA e da Articulação das Mulheres Indígenas do Maranhão – AMIMA; no âmbito do projeto “Gestão Ambiental e Territorial Integrada de Terras Indígenas na Amazônia Oriental, com o apoio da USAID. Também contou com a parceria da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL, certificando o curso como extensão universitária.

Impulsionadas pela impossibilidade de realizar a atividade presencialmente em função da pandemia da COVID 19, essas organizações se uniram para preparar o processo formativo em uma plataforma digital de educação à distância (EAD), pela qual foi possível reunir remotamente mais de 100 cursistas, professores e convidados e desenvolver conteúdos estruturados em quatro módulos temáticos, com a participação de facilitadores indígenas e não indígenas.

Mesmo diante dos desafios enfrentados ao longo do curso, a iniciativa colaborou com a formação de jovens e lideranças e permitiu a integração virtual de pessoas de diferentes povos e regiões, em uma perspectiva mais integrada de gestão territorial e ambiental desses territórios.

A conclusão do curso contou com a elaboração de trabalhos finais sobre temas diversos relacionados aos territórios, seus históricos de luta pelas demarcações e estratégias atuais para a gestão territorial e ambiental. Os cursistas se organizaram em grupo e realizaram pesquisas, entrevistas, sistematização de informações e consolidaram seus trabalhos em formatos escritos ou audiovisuais.

Para saber mais sobre os trabalhos finais, acesse a publicação virtual do curso Pryyhrejara Wiramiri.