Estratégias para proteção do corredor territorial Yavarí-Tapiche

Foi realizada, entre os dias 22 e 23 de julho, a reunião “Estratégias transfronteiriças dos povos indígenas para a proteção e gestão territorial: O corredor territorial e as florestas contínuas Yavarí – Tapiche”.

O evento foi organizado em conjunto pela organização peruana ORPIO ( Organización Regional de los Pueblos Indígenas del Oriente), UNIVAJA e CTI. E teve como objetivo fortalecer a aliança estabelecida entre ambas as organizações e as associações indígenas da Terra Indígena Vale do Javari representativas dos povos Matis, Matsés, Kulina, Kanamari e Marubo para a proteção dos territórios indígenas que compõem o Corredor.

O Corredor é uma extensa área de aproximadamente 16 milhões de hectares composta por territórios contínuos de povos indígenas na fronteira peruano-brasileira, entre os departamentos de Loreto e Ucayali, no Peru, e os estados do Amazonas e Acre, no Brasil. Essa área possivelmente concentra o maior número de povos indígenas isolados do mundo.

As organizações indígenas realizaram estudos antropológicos e ambientais que demonstram a existência do Corredor, sua composição sociocultural, bem como as grandes pressões e ameaças enfrentadas pelos povos indígenas que o habitam.

Entre estas ameaças, estão as atividades econômicas ilegais, como caça e pesca, mineração, cultivo de coca e tráfico de drogas, além de atividades promovidas pelos próprios estados peruano e brasileiro, como a construção de estradas, silvicultura e exploração de hidrocarbonetos a partir de concessões formalmente outorgadas em favor de empresas.

Esses aspectos foram expostos durante a reunião pelos membros da equipe técnica do CTI, UNIVAJA e da ORPIO.

Veja aqui o Documento Final da reunião.