Programa Aldeias

Iniciado em 2014 pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC), o Programa Aldeias tem como principal objetivo promover o fortalecimento cultural e político dos Guarani que vivem nas duas Terras Indígenas (TI) incidentes no município: a TI Jaraguá, zona noroeste da cidade, e TI Tenondé Porã, no extremo sul. A convite das próprias lideranças guarani, o CTI teve a oportunidade de integrar a gestão e coordenar a execução dos processos e atividades do projeto, desde 2014 até então.

O Programa Aldeias possibilita um maior reconhecimento do modo de vida guarani (o nhandereko) como constituinte da diversidade cultural paulistana e do povo guarani como guardião do patrimônio ambiental de São Paulo. As atividades do Programa visam fortalecer as expressões culturais dentro das comunidades, mas também promovê-las nos espaços públicos do município.

Por meio das ações de plantio, da restauração florestal, das alternativas de saneamento ecológico e das trocas de saberes sobre culinária guarani, o Programa Aldeias tem fortalecido práticas tradicionais e, ao mesmo tempo, aproximado as comunidades de outras técnicas de agrofloresta e permacultura.

Os mutirões de construção de casas de reza, o apoio aos rituais e os intercâmbios entre aldeias também fazem parte do fortalecimento interno das comunidades. Com a formação de jovens lideranças e das oficinas de audiovisual, o Programa Aldeias realiza o encontro entre conhecimentos tradicionais e o uso de novas tecnologias.

Como forma de aproximar a vida das aldeias e a população da cidade de São Paulo, o projeto municipal também promove eventos públicos de apresentações culturais, realiza exposições a respeito do modo de vida guarani e mostras de cinema com filmes produzidos pelos indígenas.

A cada novo ciclo do Programa Aldeias, as ações são pactuadas com as comunidades, levando em consideração os espaços de decisão e formas de organização dos próprios Guarani, tendo como pontos de referência lideranças e conselhos, os saberes dos mais velhos e as práticas dos jovens.

Por meio de seus canais, o projeto se compromete a difundir no meio virtual tanto os resultados gerados, quanto os processos. Acompanhe aqui o Facebook do Programa Aldeias. No canal do Centro de Trabalho Indigenista no YouTube você também encontra vídeos produzidos nos ciclos do Programa Aldeias.