Nota de pesar pelo falecimento do Tuxaua Otávio dos Santos, do povo Sateré-Mawé

O Centro de Trabalho Indigenista lamenta profundamente a morte do Tuxaua Otávio dos Santos, 67 anos, do povo Sateré Mawé, que foi diagnosticado com a doença do novo coronavírus (Covid-19) e veio a óbito no final da tarde de quinta-feira (16/4). Nos solidarizamos com seus familiares e com todo o povo Sateré-Mawé pela perda dessa importante liderança.

Otávio era o Tuxaua (chefe político) da comunidade São Benedito no rio Marau, próxima do um dos limites da Terra Indígena Andirá-Marau, onde vive a maior parte do povo Sateré-Mawé. Estava hospitalizado desde segunda-feira (13/04) e, já com sintomas da Covid-19, foi levado pela equipe do DSEI – Distrito Sanitário Especial Indígena de Parintins de lancha até o hospital mais próximo, na cidade de Maués, no estado do Amazonas, onde ficou internado até ontem, mas não resistiu.

Em nota a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde informou que “todos os contatos do Tuxaua estão em isolamento domiciliar e sendo monitorados permanentemente por uma equipe exclusiva”.

O Tuxaua Otávio, junto com seus filhos, Otavio dos Santos Filho e Benedito Batista dos Santos, participou dos cursos de formação do Centro de Trabalho Indigenista em 2018. Ficará na memória do povo Sateré-Mawé como defensor de seu território.

Centro de Trabalho Indigenista, 17 de Abril de 2020