Nota de pesar pelo falecimento do cacique Domingos Venite, da aldeia Sapukai

A notícia da morte de Domingos Venite, cacique da aldeia Sapukai, município de Angra dos Reis (RJ), entristeceu a manhã de todas e todos do Centro de Trabalho Indigenista nesta terça-feira (21/7). O cacique Domingos faleceu na madrugada de hoje após quase um mês de internação na Santa Casa em Angra dos Reis, onde se tratava da Covid-19.

Domingos trabalhou arduamente na Identificação e Delimitação da Terra Indígena Guarani do Bracui – Tekoa Sapukai em 1994, acompanhando a equipe durante todo o campo e também colaborando nas pesquisas antropológicas. A regularização da Terra Indígena, homologada em 1995, foi um marco importante no reconhecimento, por parte do município de Angra dos Reis, dos direitos indígenas e do respeito à TI.

Ainda nos anos 1990, Domingos foi o primeiro agente de saúde na aldeia Sapukai. Liderança fiel ao xamõi (ancião) João da Silva Wera, trabalhou também um período de sua vida, na equipe de Saúde, no Vale do Ribeira. Foi um grande amigo e colaborador, repassando seus conhecimentos aos parceiros que apoiaram a luta guarani por seus direitos.

A Comissão Guarani Yvyrupa, organização do povos Guarani no Sul e Sudeste do país, também manifestou profunda tristeza em sua página no facebook:

“Sua luta sempre foi pelos direitos do nosso povo. O povo Guarani está de luto, por mais essa perda irreparável para nós. Essa doença Covid 19 está matando nossos líderes sábios, ainda leva junto a força dos nossos cantos e danças que é dos nossos rituais de passagem que nos sempre fazemos dentro da tradição e costume. Faremos nosso canto nosso rezo, faremos nossas danças de passagem para o Xamõi Domingos mesmo sem poder nos despedir, mas sabemos que seu espírito segue rumo a Yvy Maraē’y, e que sempre nos proteja a nós e todas as nossas crianças. Mbaraete Py’a guaxu pavê nhane rentarã’i kuery. Aguyjevete!”.

A prefeitura de Angra dos Reis decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do cacique Domingos. A situação na aldeia Sapukai preocupa com 88 casos confirmados de contaminação pelo coronavírus. Na aldeia vivem cerca de 350 pessoas.