Foto: Elinton Paacy Gavião

Nota de pesar pelo falecimento de Damásio Wapet Gavião

Nos deixou nessa manhã, Damásio Wapet Gavião, ou como era mais conhecido, Seu Damásio. Importante liderança do povo Gavião Pyhcop Catiji, de uma sabedoria profunda e sensível, e exímio conhecedor e incentivador da cultura Pyhcop Catiji e dos povos Timbira.

Nos anos 70, ainda jovem, presenciou e sofreu com o ataque à sua aldeia, Rubiácea, episódio que desencadeou o processo de demarcação a Terra Indígena Governador. Foi um guerreiro incansável na defesa do território tradicional Pyhcop Catiji, lutando até o fim de sua vida pelo reestudo da demarcação, movimentando e reforçando o vínculo entre o pji [território] e o futuro do seu povo.

Além de cacique por muitos anos da aldeia Rubiácea, foi um dos fundadores da Associação Wyty Catë das Comunidades Timbira do Maranhão e Tocantins, exercendo um importante papel de articulador e conselheiro junto aos povos Timbira. Um mediador nato, de fala serena, porém de pensamentos e posições políticas extremamente assertivas.

Seu Damásio vinha enfrentando um quadro de saúde sensível, perpassado pela diabetes e por problemas de coração. Uma perda incomensurável para os Pyhcop Catiji, para os povos Timbira e para todos que tiveram a honra de compartilhar de seus ensinamentos, de sua amizade e parceria. Sentiremos imensamente sua falta.

Aos familiares Iolanda Jõrox, Maíra Xipcwyj, Lídia, Celma, Marli, Fernando, Danilo, demais filhos, netos, bisnetos, ao povo Pyhcop Catiji e povos Timbira, toda nossa solidariedade, tristeza e saudade compartilhada. Seguiremos juntos seus passos e sua luta.