Zé Torino na assembleia da Wyty Catë em 2019 (Foto: Rafael Nakamura/Acervo CTI)

José Torino Krikati, Cryhtre, o grande Zé se foi

O grande Zé se foi… José Torino Krikati, Cryhtre, faleceu essa madrugada, deixando um legado de luta pelos Timbira e sua organização. Foi um dos fundadores da Associação Wyty Cate das Comunidades Timbira do Maranhão e Tocantins, em meados dos anos 1990, e um dos seus principais articuladores, rodando todas as terras Timbira, fazendo um “chamamento” para participação na organização que estava sendo criada naquele momento.

Foi por duas vezes presidente dessa organização indígena Timbira, sendo fundamental para a construção e consolidação da Wyty Cate, tratando todas as questões sempre com serenidade e extrema diplomacia. Otimista incorrigível, mesmo nos momentos mais difíceis, manteve a perseverança e bom humor, sem deixar seu jeito aguerrido.

Foi pahhe dos Apinajé, contribuindo também para a aproximação desse povo com a organização Timbira, conselheiro fiel da Wyty Cate, liderança e defensor incansável dos direitos do seu povo. Participou ativamente da demarcação da Terra Indígena Krikati e continuou até o último momento lutando pela sua desintrusão, ainda hoje não concluída.

Conhecedor de mundos, indígenas e não indígenas, fazia com maestria as pontes e os diálogos possíveis. Dono de uma voz calma, porém assertiva, de uma escuta atenta e de um pensamento político profundo. De uma postura acolhedora sem tamanho, presente em todos os momentos, orientando rumos, recuperando o passado e apontando para um futuro melhor. Uma grande referência e professor para seus parceiros, uma perda inestimável para todos.

Zé, que vinha enfrentando um quadro de saúde sensível, intensificado pela diabetes e pela Covid – 19, nos deixa em um momento muito difícil, sentiremos imensamente sua falta na caminhada que se segue. Aos seus familiares, Maria Capacwyj, Edilena Caxiicwyj, Elaine, Deusina, todos seus filhos e netos, ao povo Krikati e demais povos Timbira, toda nossa solidariedade, tristeza e saudade compartilhada. Continuaremos, juntos, honrando sua história, seus ensinamentos e sua luta !

 

Zé Torino Cryhtre Krikati (Foto: Pepyaká Krikati)