IX Encontro e Feira dos Povos do Cerrado acontece em Brasília a partir de quarta (11)

Entre os dias 11 e 14 de setembro, em Brasília, acontecerá o IX Encontro e Feira dos Povos do Cerrado com o objetivo de chamar a atenção para as ameaças enfrentadas pelo Bioma e dar voz e visibilidade aos povos e as comunidades tradicionais do Cerrado. Além das oficinas e seminários que ocorrerão durante o dia, o final da tarde e as noites do Encontro contarão com uma programação cultural e uma grande Feira de produtos da sociobiodivesidade, com entrada gratuita e aberta ao público de todas as idades.

Na terça (11) pela manhã acontece a Corrida de Tora entre os povos Timbira e Xavante. E nos dias 12 e 13 pela manhã o CTI realiza oficinas sobre gestão territorial e ambiental em Terras Indígenas do Cerrado.

Confira a programação completa no site da Rede Cerrado.

Feira da Sociobiodiversidade do Cerrado
Ao todo serão 25 barracas com produtos, em sua maioria, orgânicos e vindos da produção da agricultura familiar. A gastronomia tem espaço forte na Feira, onde o público poderá encontrar farinha de babaçu, bolos de baru, biscoitos e doces de buriti, licores, dentre outros. Mais produtos dos frutos do Cerrado também estarão presentes, como os procurados sabonetes de babaçu. Ainda estarão disponíveis o artesanato indígena, as biojóias de capim dourado e diversos outros artigos e acessórios elaborados pelos povos e comunidades tradicionais, mostrando toda a diversidade do Bioma.

Apresentações Culturais
Bumba meu boi, jongo, coco, forró, maracatu, cordel e outras manifestações da cultura popular brasileira irão embalar os dias de Encontro e Feira dos Povos do Cerrado, que ainda contará com o lançamento da Revista Traço e do livro “Chapada dos Veadeiros”, de André Dib. A programação cultural também tem espaço para a criançada, com a participação do grupo paulista Planeta Oca. Grupos conhecidos do público brasiliense, da mesma forma, estarão presentes como as Filhas de Oyá e o Forró do B. E os intervalos entre as apresentações contam com dj para continuar animando essa grande celebração ao Cerrado e seus povos.

Tanto a Feira como a programação cultural acontecem no Complexo Cultural Funarte, em Brasília. Entre os dias 11 e 13, das 17h às 22h, e no dia 14, das 10h às 14h. A entrada é aberta ao público, gratuita e livre para todas as idades.

Exposição fotográfica
Além das atrações, durante o IX Encontro e Feira dos Povos do Cerrado, a exposição Pelo Cerrado Vivo estará na Galeria Fayga Ostrower da Funarte e trará fotografias de Leopoldo Silva, Fernando Tatagiba e Bento Viana. Os visitantes terão a oportunidade de percorrer um caminho com diferentes experiências visuais e sensoriais. A exposição também é gratuita e ficará aberta ao público de 11 a 13 de setembro, das 18h às 22h.