Exposição ‘Índios: Os Primeiros Brasileiros’ no Memorial dos Povos Indígenas

A Exposição “Índios: Os primeiros brasileiros” é de longa duração, com abertura dia 28/08 e encerramento em 16/12. Tem muito tempo para ver? Tem. Mas, e o Toré na abertura, vai perder? Não vai!

Se prepara para a visitação por que essa mostra já atraiu mais de 230 mil pessoas em Recife, Fortaleza, Rio de Janeiro, Córdoba-Argentina, Natal e Salvador.

A proposta para quem a visita: vamos fazer um passeio pela história do Brasil assinalando as diferentes formas pelas quais os indígenas foram vistos e incorporados ao processo de construção nacional, com foco especial na região Nordeste.

São quatro espaços distintos – o primeiro encontro, o mundo colonial (a história que se pode ler nos livros e documentos), o mundo indígena (uma outra narrativa) e o Brasil contemporâneo (com suas lutas e desafios).

O objetivo é estimular um processo de reavaliação efetiva do nós e do eles, ao oferecer a quem visita imagens e informações de natureza histórica e cultural, ao apresentar as culturas indígenas como algo vivo e dinâmico e, principalmente, propiciar identificação positiva com essas coletividades.

A exposição Índios: Os Primeiros Brasileiros foi exibida sete vezes: em Recife, 2006 e 2007; Fortaleza, 2008; Rio de Janeiro, 2010; Córdoba-Argentina, 2013; Natal, 2014; e Salvador, 2016-2017.

Serviço
Abertura – 28 de agosto, às 19h, no Memorial dos Povos Indígenas
Realização de Toré

Horários de visitação
Aberto de 29 de agosto a 16 de dezembro
Terça à Sexta das 09h às 17h
Sábados e Domingos das 10h às 17h