III Assembleia Geral da AIMA

Associação Indígena Matis elege nova diretoria

No final de novembro as comunidades das aldeias Tawaya, Kudaya e Paraíso elegeram a nova diretoria da Associação Indígena Matis (AIMA). A escolha de novos representantes ocorreu durante a III Assembleia Geral da AIMA (veja documento final do encontro), realizada na aldeia Paraíso, no Rio Branco, Terra Indígena Vale do Javari.

O novo presidente, Tumi Maque Matis e seu vice, Binin Carlos Matis, assumiram publicamente o compromisso de continuar exigindo os direitos do povo Matis e apoiar os demais povos da região do Vale do Javari.

Durante três dias, de 19 a 21 de novembro, os participantes da assembleia geral da AIMA discutiram os temas da educação, saúde, invasões na Terra Indígena Vale do Javari, a presença dos jovens Matis morando na cidade, a estrutura da AIMA, as políticas de proteção aos povos indígenas isolados e de recente contato, a atuação dos vereadores indígenas no município de Atalaia do Norte, as alianças e parcerias com as instituições indigenistas e o atual cenário político nacional.

Lideranças, pajés, caciques, mulheres e jovens Matis asumiram uma agenda de trabalho com as comunidades Matis para o fortalecimento e melhorias na AIMA e nas aldeias. Debateram a preocupação com os demais povos indígenas que vivem na Terra Indígena Vale do Javari, sobretudo, os povos indígenas que vivem isolados e de recente contato.

 

Participantes da III Assembleia Geral da AIMA na aldeia Paraíso, Vale do Javari (Foto: Acervo CTI)