Agentes Ambientais Memortumré e Apanjekrá participam de oficina de mapeamento

Entre os dias 25 e 30 de setembro, Agentes Ambientais das Terras Indígenas (TIs) Kanela e Porquinhos – dos povos Apanjekra e Memortumré – participaram da segunda Oficina de Qualificação de Mapeamentos e Sistematização de Informações Georeferenciadas, no Centro Timbira de Ensino e Pesquisa Penxwyj Hempejxà, em Carolina (MA).

A segunda oficina de qualificação e sistematização aconteceu após a realização de mais uma etapa de mapeamento participativo nas TIs Kanela e Porquinhos. Desta vez, a produção de materiais esteve voltada à qualificação dos mapeamentos e a produção de conteúdo para elaboração das publicações finais relativas às TIs Kanela e Porquinhos.

Ao final do processo, serão publicados um livro, dá série “estudos territoriais” que trará não só o resultado dos mapeamentos, mas informações sobre territórios dos povos Memortumré e Apanjekrá; e também um caderno de mapas, uma devolutiva do trabalho dos agentes ambientais, para ser trabalhado nas aldeias.

Todo esse trabalho está sendo realizado levando-se em conta a importância dos mapeamentos no trabalho de pesquisa e ação dos agentes ambientais, pela conservação dos seus territórios e a defesa de seus direitos.

Especialmente para esse curso foi realizada uma Oficina de Desenho junto aos Agentes Ambientais com ilustrações produzidas para os mapas e publicações.

A formação de Agentes Ambientais Timbira é uma das ações que compõem o eixo temático de Educação para a Gestão Socioambiental do Plano de Gestão Territorial e Ambiental das Terras Indígenas Timbira, e vem sendo desenvolvida desde 1997, por meio de distintos projetos que mobilizam a agenda Mentwajê Ambiental.

No âmbito do projeto Gestão Ambiental e Territorial Integrada de Terras Indígenas na Amazônia Oriental, com o apoio da USAID, a implementação do PGTA Timbira nas TIs Kanela e Porquinhos prevê a formação dos Mentwajê Ambiental em um curso de formação em instrumentos de gestão territorial e ambiental, além de atividades intermódulos que fazem parte do ciclo de formação.

Com a realização da segunda Oficina de Qualificação, estamos na fase final do ciclo de formação dos Agentes Ambientais Apanjekra e Memortumré, que seguem na luta pela defesa e conservação de seus territórios.