Na segunda etapa da chamada pública do Fundo Amazônia, de projetos voltados ao apoio de Planos de Gestão Territorial e Ambiental em Terras Indígenas, o Centro de Trabalho Indigenista teve o projeto “Consolidando experiências de gestão territorial e ambiental em terras indígenas na Amazônia Brasileira” aprovado em primeiro lugar de classificação, recebendo a maior nota entre os projetos inscritos.
Veja aqui os projetos selecionados em ordem decrescente de pontos.
A chamada, voltada para organizações indígenas e demais organizações privadas (sem fins lucrativos) que possuam experiência de trabalho com povos indígenas e/ou tradicionais da Amazônia, é resultado de trabalho conjunto entre o Ministério do Meio Ambiente (MMA), Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), e equipe do Fundo Amazônia (BNDES).
As atividades apoiadas deverão atender a princípios e diretrizes da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental em Terras Indígenas – PNGATI, e gerar benefícios diretos aos povos indígenas da região Amazônica. Devem ainda contribuir para a gestão ambiental, com ênfase na proteção, recuperação ambiental e combate ao desmatamento na Amazônia; e para a promoção do uso e manejo sustentável dos recursos naturais, respeito aos modos de vida e manifestações culturais dos povos indígenas.