CTI disponibiliza o PGTA da Terra Indígena Andirá-Marau, construído pelo povo Sateré-Mawé
A publicação também traz mapas, fotografias, diagnósticos, listas de espécies da fauna e da flora registradas durante sua elaboração e um plano de ação construído pelas comunidades para orientar a implementação do PGTA.
MOPIC inicia novo ciclo e fortalece articulação dos povos indígenas do Cerrado
Durante quatro dias de encontros em Brasília e em Mato Grosso do Sul, representantes de diferentes povos definiram prioridades para a atuação da MOPIC e compartilharam experiências de gestão territorial, agroecologia e conservação ambiental.
Formação política: Povo Guarani do Vale do Ribeira e Litoral do Paraná fortalece luta por direitos
Em um momento de crescentes ameaças ambientais, jurídicas e políticas aos territórios indígenas, o conhecimento sobre leis que regulamentam os processos de demarcação tornou-se uma ferramenta essencial de resistência para o povo Guarani. Foi com o objetivo de trocar informações sobre os processos de regularização fundiária que lideranças, anciãos e jovens de 17 aldeias da região do Vale do Ribeira (SP) se reuniram em dois encontros para a 1ª Formação Política que trabalhou o tema das demarcações de Terras Indígenas.
Abertura de vaga para contratação de assessoria técnica e administrativa à Associação Xavante Warã
A Associação Xavante Warã e o Centro de Trabalho Indigenista (CTI) estão com processo seletivo aberto para a contratação de assessoria técnica e administrativa para o projeto “Fortalecimento da Associação Xavante Warã para a Defesa dos Territórios A’uwe”. O projeto tem como objetivo fortalecer a capacidade política, jurídica e institucional da Associação Xavante Warã para proteção territorial e incidência política e jurídica na defesa dos direitos territoriais. O projeto foi elaborado e é executado em parceria com o CTI.
CTI abre seleção para assessoria técnica em manejo pesqueiro no Vale do Javari
A vaga faz parte de um projeto que apoia o manejo sustentável do pirarucu e fortalece a gestão indígena dos recursos pesqueiros na Terra Indígena Vale do Javari.
Povos indígenas fortalecem recuperação ambiental em intercâmbio
Intercâmbio na Terra Indígena Kanela Memortumré reuniu povos de diferentes territórios para troca de saberes sobre recuperação de nascentes e vegetação nativa.
