Volume 66

AGOSTO DE 2014

 

A última fronteira

Data: 25 de agosto de 2014

A fronteira entre o Brasil e o Peru abriga o maior número de grupos indígenas isolados na América do Sul. São as últimas populações na Amazônia, e no mundo, que vivem de forma autônoma das sociedades nacionais. Um desses grupos entrou em contato pela primeira vez com o Estado em junho deste ano.

Fonte:
Observatório da Fronteira

 

Urge ampliar Reserva Territorial Madre de Dios para garantizar derechos fundamentales de pueblos aislados

Data: 22 de agosto de 2014

Klaus Quicque, presidente de la Federación Nativa del río Madre de Dios y Afluentes – FENAMAD, manifestó su preocupación por la situación de desprotección en la que se encuentran sus hermanos aislados. “No queremos que se sigan vulnerando sus derechos, sino que vivan en paz y armonía con la naturaleza, hasta que ellos por sí mismos decidan salir”.

Fonte: AIDESEP

 

Bravos Índios Livres

Data: 14 de agosto de 2014

Paralelo 10°S, Alto Rio Envira, Acre, nossa reportagem foi até a região onde os povos indígenas em situação de isolamento voluntário protagonizam um dos mais singulares conflitos diplomáticos do país. Retornando aos territórios de onde foram expulsos no século passado, os livres têm enfrentado diversos tipos de ameaças

Fonte: Le Monde Diplomatique Brasil

 

Países amazônicos discutem direitos dos povos indígenas em regiões de fronteira

Data: 14 de agosto de 2014

De 12 a 13 de agosto, representantes dos governos do Brasil, Colômbia, Peru, Suriname e Venezuela se reuniram para debater os principais desafios e possibilidades de cooperação internacional, durante a primeira Oficina Regional da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) sobre Proteção e Promoção de Direitos dos Povos Indígenas em Regiões Fronteiriças na Amazônia, realizada no Centro de Formação em Política Indigenista da Funai, em Sobradinho-DF.

Fonte: FUNAI

 

Más indígenas aislados emergen en Brasil huyendo de ataques en Perú, Survival International

Data: 14 de agosto de 2014

Una segunda oleada de indígenas aislados altamente vulnerables ha establecido contacto con foráneos en la selva amazónica brasileña, tan solo unas semanas después de que expertos de Brasil dieran la voz de alarma por la posibilidad de que se produjera el “genocidio y “exterminio” de una tribu aislada. Se piensa que el grupo, formado por alrededor de dos docenas de indígenas, incluye a hombres, mujeres y niños. Según han informado, huían de los ataques de invasores en Perú. 

Fonte: Survival

 

Cooperação binacional para o monitoramento dos Isolados

Data: 14 de agosto de 2014

Começa hoje, dia 14 de agosto, no âmbito do Grupo de Trabalho Transfronteiriço (GTT), mais uma reunião de trabalho para o monitoramento georreferenciado de povos indígenas isolados na região fronteiriça Acre Ucayali e Madre de Dios. O evento tem o objetivo de consolidar a troca e nivelamento de informações geográficas sobre referências dos índios isolados, e discutir estratégias com o intuito de contribuir para a elaboração de um Plano de Proteção Binacional. 

Fonte: Observatório da Fronteira

 

Coletiva sobre índios isolados na íntegra

Data: 14 de agosto de 2014

Confira a coletiva de Imprensa da FUNAI sobre os isolados

Fonte: FUNAI


O risco de se aproximar da ‘civilização’

Data: 13 de agosto de 2014

No primeiro contato, em 27 de junho, eles eram sete: cinco homens e duas mulheres, que aparentavam ter menos de 20 anos, seguravam flechas e uma espingarda, falavam uma língua desconhecida naquela região amazônica, no Estado do Acre, perto da fronteira do Brasil com o Peru. Após avistarem um barco da Fundação Nacional do Índio (Funai), se aproximaram e gesticularam.

Fonte: El País Brasil

 

Perú y Brasil firman acuerdo para proteger a indígenas aislados y en contacto inicial

Data: 13 de agosto de 2014

Debido a la extensión geográfica es necesario, la presencia efectiva de los diferentes estados que comparten esta frontera, ya que son precisamente en estas localidades donde se desarrollan actividades que ponen en riesgo la vida de los pobladores en aislamiento voluntario.

Fonte: AIDESEP

 

Céline Cousteau e o projeto ‘Tribos no Limite’ sobre a saúde dos índios do Vale do Javari

Data: 12 de agosto de 2014

Céline deu início às gravações do projeto-documentário ‘Tribes on the Edge’, ou ‘Tribos no Limit’e, para atender a um chamado, quase um apelo feito pelos indígenas do Vale do Javari, para que ela contasse ao mundo os graves problemas que assolam esse território brasileiro quase intocado há décadas. A precária saúde indígena-levando a índices alarmantes de hepatite e malária em cada aldeia e que até agora não sensibilizou o governo federal para medidas extremas de vacinação para este importante lugar- em contraste com a luta destes povos do Javari para manter sua luta viva e com soluções claras e cada vez mais urgentes.

Fonte: Estadão
 

 

Índios recém contatados estão ameaçados por falta de estrutura

Data: 12 de agosto de 2014

Sem verba e estrutura para atuar numa região remota, de difícil acesso, na fronteira do Brasil com o Peru, a Fundação Nacional do Índio (Funai) segue improvisando ao lidar com um grupo de índios isolados que fez contato no final de junho com seus servidores e índios da etnia ashaninka na Terra Indígena Kampa e Isolados do Alto Rio Envira, no Acre.

Fonte: Terra Magazine

 

Sertanista critica contato com índios isolados: “vão morrer e desaparecer”

Data: 12 de agosto de 2014

Em entrevista à agência “Amazônia Real”, Possuelo disse temer pela sobrevivência dos índios que vivem isolados na região devido ao contágio po doenças para as quais eles não têm defesa.

Fonte: Terra Brasil

 

Peru: Perú y Brasil colaboran para saber más sobre indígenas aislados en frontera

Data: 12 de agosto de 2014

Los antropólogos de la Funai aseguran que todavía no están claros los motivos por los que la tribu decidió ponerse en contacto con los Ashaninka, pero creen que puede deberse a la presión ejercida por los madereros peruanos.

Fonte: La Republica

 

Funai suspeita que índios isolados buscaram contato após agressão

Data: 12 de agosto de 2014

A presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Maria Augusta Assirati, afirmou nesta terça-feira (12) haver relatos de que índios isolados recentemente encontrados no Acre buscaram contato com outros indígenas por pressão e agressões contra eles por parte de não-índios, possivelmente do Peru – o país faz fronteira com a região.

Fonte: G1

 

Indígenas isolados: ameaças e risco de desaparecimento aumentam na América do Sul
 

Data: 11 de agosto de 2014

Nos últimos dias, coincidentemente dias após o contato inicial de uma comunidade indígena na região da Amazônia brasileira com representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai), ameaçada pelo avanço da extração de madeira ilegal na região, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), da Organização de Estados Americanos (OEA) publicou um informe sobre a situação dos povos indígenas que não foram colonizados e não possuem relação permanente com as sociedades hegemônicas atuais. O documento “Povos indígenas em isolamento voluntário e contato inicial nas Américas” faz sérias recomendações para evitar que essa população desapareça ou se torne cada vez mais vulnerável.

Fonte: ADITAL

 

Contato dos Xatanawa põe fim a resistência centenária

Data: 07 de agosto de 2014

Eles são jovens. Todos saudáveis. Corpos esbeltos, cabelos bem cortados, algumas leves pinturas no rosto. Carregam arcos e flechas bem feitas, bem apontadas, com as penas impecavelmente cortadas. Portam um cinto de casca de envira, que utilizam para segurar um machado, e amarram o pênis nesse mesmo cinto. Imitam animais da floresta com perfeição e cantam belas melodias características das sociedades falantes da língua Pano, como as músicas dos Kaxinawa e dos Yawanawa que se pode escutar em CDs. Por trás dessa bela aparição de jovens indígenas que tomaram coragem e decidiram passar a interagir com a violenta sociedade que os cerca, estão terríveis histórias de massacres – um provavelmente recente, e suspeita-se perpetrado por um narcotraficante. A história do “contato” dos Xatanawa é uma extraordinária história de resistência.

Fonte: Carta Capital

 

CMA discute ação da Funai de proteção a índios isolados

Data: 06 de agosto de 2014

A fundação identifica e monitora esses grupos isolados, mas sem buscar o contato, diferentemente do que era feito no passado. De forma geral, o contato só é feito por iniciativa dos indígenas e, quando isso ocorre, a política da Funai é de garantir autonomia dos índios, que poderão inclusive decidir por continuar isolados.

Fonte: Agência Senado


O primeiro encontro de uma tribo isolada da Amazónia com a civilização

Data: 04 de agosto de 2014

Sabe-se que a tribo indígena vivia isolada na região do Acre, perto da fronteira entre o Brasil e o Peru, e que procurou proteção após ter sido atacada por madeireiros ilegais e traficantes de droga. Eles contam que os índios mais velhos foram massacrados até à morte por “brancos”, que também queimaram as suas casas.
 

Fonte: TSF Notícias Portugal

“A que será que se destinam?”

Data: 04 de agosto de 2014

Após 26 anos, é possível celebrar a eficácia dos princípios do Sistema de Proteção ao Índio Isolado: o respeito à decisão dos povos de se manterem isolados e a autodeterminação dos grupos de recente contato. No entanto, dificuldades apontam para um colapso do sistema

Fonte: Le Monde Diplomatique Brasil

 

“Si no protegemos a los pueblos en aislamiento seremos testigos de su desaparición”

Data: 29 de julho de 2014

“Si no logramos asegurar su protección contra estas incursiones, enfrentamos el riesgo de ser testigos de la desaparición completa de los pueblos indígenas en aislamiento voluntario y contacto inicial en las Américas”.

Fonte: Servindi