Peru sedia Foro Internacional sobre proteção dos direitos de povos isolados

Letícia Leal

Com presença de representantes de órgãos oficiais e organizações da sociedade civil, além de lideranças indígenas dos países membros da OTCA, o encontro terá como objetivo o intercâmbio de experiências sobre o tema dos povos em isolamento voluntário

 (Foto: Ministério da Cultura do Peru)

Acontecerá nos dias 6 e 7 de julho, na cidade de Lima, Peru, o Foro Internacional “Avanços e desafios para a proteção dos direitos dos Povos Indígenas em Isolamento e de Recente Contato (PIIRC) na região Amazônica”. Especialistas em assuntos indígenas dos países membros da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) – Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela – se reunirão para o intercâmbio de experiências sobre o tema.

O encontro contará com a participação de autoridades do Ministério da Interculturalidade do Peru, órgão responsável pelas questões indígenas no país, representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai), lideranças indígenas e membros de organizações da sociedade civil de países como Brasil e Peru. O Centro de Trabalho Indigenista (CTI), no âmbito do projeto “Proteção Etnoambiental de Povos Indígenas Isolados e de Recente Contato na Amazônia“, também estará presente.

No dia 8 será realizada uma reunião para tratar a implementação do projeto Povos Indígenas em Região de Fronteira da OTCA/BID organizada pela OTCA em colaboração com o Governo do Peru. Gerenciado pelos Ministérios de Cultura e Saúde do Peru, o evento contará com apoio da cooperação OTCA/BID, da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e da ONG WWF.

 

Serviço:

Data: 06 e 07 de julho

Horário: 8h às 18h

Local: Sala Paracas – Ministério da Cultura (Av. Javier Prado Este 2465 – San Borja)

Informações: [email protected]