Programa Javari contrata Assistente Técnico

O Programa Javari do Centro de Trabalho Indigenista abre agora processo seletivo para contratação de 01 Assistente Técnico para atuar na interlocução com povos indígenas e populações do entorno de territórios de povos indígenas isolados, no âmbito do projeto “Proteção Etnoambiental de Povos Indígenas Isolados e de Recente Contato na Amazônia Brasileira”, com vistas à elaboração e implementação de estratégias de gestão territorial que contemplem a proteção dos isolados e dialoguem com o Sistema de Proteção da Coordenação-Geral de Índios Isolados e de Recente Contato da Fundação Nacional do Índio (CGIIRC/Funai) na área de abrangência da Frente de Proteção Etnoambiental Vale do Javari (FPEVJ/Funai), Amazonas.

O conceito de “índios isolados” é estabelecido na Lei 6.001/73, o Estatuto do Índio, e se refere a povos ou grupos indígenas que recusam o contato permanente com a sociedade não indígena e com outras sociedades indígenas vizinhas – isolando-se voluntariamente por razões históricas e sociológicas. Trata-se de povos ou fragmentos de povos que vivem em geral em situações de grande vulnerabilidade, relacionada às diferentes pressões sobre seus territórios. O objetivo geral do projeto é o apoio à proteção dos povos indígenas isolados e de recente contato, por meio de ações voltadas para o fortalecimento da integridade territorial e da biodiversidade das áreas com a presença desses povos ou grupos na Amazônia Brasileira. O Projeto se dá no âmbito de um acordo de cooperação técnica entre CTI e Funai, com apoio financeiro do Fundo Amazônia/BNDES.

Acesse o Termo de Referência completo AQUI.

Atividades a serem desenvolvidas

  • Realizar oficinas temáticas junto a povos indígenas e populações não-indígenas do entorno de territórios de índios isolados;
  • Levantar informações sobre índios isolados junto a estas populações do entorno;
  • Identificar e fomentar potencialidades de diálogo entre as políticas locais destas populações (povos indígenas, comunidades ribeirinhas e agroextrativistas, etc.) e a política indigenista executada pela CGIIRC por meio das FPEs;
  • Estabelecer canais de comunicação eficientes e de caráter regular com estas populações;
  • Assessorar o encaminhamento de demandas apresentadas por estes atores a instâncias competentes (outras coordenações da FUNAI e demais órgãos/instituições);
  • Realizar procedimentos administrativos relacionados à execução das atividades acima descritas.

Qualificações e habilidades

  • Experiência em atividades de campo com povos indígenas e/ou populações tradicionais.
  • Boa escrita e expressão.
  • Disponibilidade para ficar sediado em municípios da Amazônia e para a realização de atividades em terras indígenas e seu entorno.
  • Desejável ter curso superior completo.

Remuneração: salário compatível com o mercado. Contratação em regime CLT.

Os contratados ficarão sediados em Tabatinga (AM) e realizarão atividades na Terra Indígena Vale do Javari e seu entorno.

Procedimentos para candidatura

  • Envio de currículo e carta de apresentação que deve conter uma breve descrição da trajetória profissional e motivos pelos quais o se candidata (máximo 2 páginas).
  • Ambos os documentos devem ser enviados para o email [email protected] com o título TR 004/16.

Prazos do processo seletivo

Envio dos currículos e das propostas: 22 a 28 de agosto de 2016

Divulgação dos selecionados para entrevista: 1º de setembro de 2016

Período das entrevistas: 05 a 06 de setembro de 2016

Divulgação do resultado final do processo
seletivo: 08 de setembro de 2016

As entrevistas serão realizadas em Brasília (DF). No caso de impossibilidade de comparecimento, as entrevistas poderão ser realizadas via Skype, telefone ou meio de comunicação análogo, a critério do contratante.

Acesse o Termo de Referência completo AQUI.