Programa Guarani contrata técnico socioambiental

O Programa Guarani abre agora processo seletivo para contratação de técnico(a) socioambiental para atuar no terceiro ciclo do Programa Aldeias, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo nas Terras Indígenas situadas no município.

É objetivo do Programa Aldeias dar visibilidade e fortalecer a cultura indígena guarani, valorizando seus saberes e práticas, formas narrativas, instituições e rituais, a sua tradição e a sua territorialidade, gerando, assim, um maior reconhecimento de seu modo de vida como constituinte da diversidade cultural no Município de São Paulo.

Acesse o termo de referência AQUI.

Duração do contrato

12 meses – setembro de 2016 à Agosto de 2017, podendo ser renovados por mais 12 meses.

Perfil

Podem se inscrever candidatos c o m ensino superior e experiência em atividades socioambientais, especialmente com povos indígenas e populações tradicionais. Serão valorizados perfis que tenham boa capacidade de articulação, domínio no uso de planilhas, boa redação e organização.

Atividades

O técnico trabalhará principalmente em campo, nas aldeias guarani, e será responsável pela articulação, acompanhamento e realização das ações contempladas no Plano de Trabalho do Programa Aldeias, em conjunto com as comunidades indígenas envolvidas e contando com a assessoria da equipe do Programa Guarani do Centro de Trabalho Indigenista. São exemplos de atividades a serem realizadas:

  • Articulação com prestadores de serviço, órgãos governamentais e demais instituições para a implementação de processos voltados ao fortalecimento cultural e à melhoria das condições ambientais das aldeias;
  • Assessorar as comunidades na gestão orçamentária do Plano de Trabalho, atuando em conjunto com a coordenação guarani da Terra Indígena e demais agentes guarani;
  • Assistir diretamente o plantio e o manejo, sobretudo nas regiões ambientalmente degradadas, encarregar-se do contato com fornecedores, elaborar e executar planos de distribuição de mudas, sementes e ferramentas;
  • Apoiar viagens de intercâmbio de experiências e conhecimentos, de espécies agrícolas e nativas;
  • Apoiar e acompanhar os Guarani em apresentações, reuniões de articulação, palestras e encontros para a promoção da cultura indígena;
  • Realizar e participar de reuniões de planejamento e avaliação, fazer relatórios, produzir registro e prestar conta das atividades.

Requisitos

Morar na região metropolitana de São Paulo, disponibilidade para viajar.

Carga horária, e remuneração

40 horas semanais com horário flexível. Remuneração em torno de R$ 3.000,00. Os termos exatos serão fixados no momento da assinatura do contrato.

Processo seletivo

Envio de currículos – até o dia 26 de agosto, ao e-mail: [email protected], com a indicação “TÉCNICO SOCIOAMBIENTAL – PROGRAMA ALDEIAS”, no campo assunto. Os selecionados serão contatados para entrevistas a partir do dia 29 de agosto.

Acesse o termo de referência AQUI.