Povos Sagrados – A Expressão Guarani no Sesc Sorocaba

Durante o mês de abril o Sesc Sorocaba promove as atividades Povos Sagrados – A Expressão Guarani, projeto que teve apoio do Centro de Trabalho Indigenista. A programação conta com debates, exibição de filmes, apresentações musicais, além de outras atividades para aproximar o público da cultura Guarani e de outros povos indígenas.

O projeto tem como objetivo discutir a questão indígena no Brasil, a partir de quatro eixos fundamentais: a demarcação de terras; o preconceito e o massacre; o indígena como protagonista; e as manifestações culturais e artísticas dos povos indígenas e seu intercâmbio no cenário nacional.

A invisibilidade dos povos indígenas no Brasil atual faz parte das estratégias de negação de seus direitos básicos e principalmente territoriais.

A escolha pelo povo Guarani como figura central no projeto se deu pela forte expressão que essas comunidades ainda têm nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Neste contexto o SESC traz uma programação que dá voz às lideranças indígenas e pesquisadores, traz uma variedade de filmes e atividades para auxiliar o público a desmistificar os índios do passado e traze-los para a atualidade.

Confira a programação completa: Povos Sagrados – A Expressão Guarani