Xavante: Apoio à Associação Warã e seu projeto de futuro

Voltar para Programas e Ações Estratégicas

A Associação Warã foi formada na aldeia Abelhinha, Terra Indígena Sangradouro, há mais de 10 anos. Seu projeto é revolucionário, na medida em que luta pela revisão das Terras Xavante traçando um corredor – marãnã bödödi (caminho na mata) – entre elas. A luta do Warã é contra os representantes do chamado “agronegócio” e ela atua pressionando os órgãos públicos para que o povo Xavante possa novamente locomover-se em dzomori (grandes expedições de caça e coleta) no seu território, grande parte dele usurpado pelo Estado do Mato Grosso nos anos 1960, com a complacência do governo federal. É um longo e tortuoso caminho, mas estamos juntos com os Xavante e o Warã para fazê-lo vingar.

A paisagem Xavante no  (cerrados) empobreceu nos últimos 10 anos, por conta da devastação trazida pelos campos de soja. Os Xavante igualmente empobreceram, social e politicamente, constrangidos que foram pelo “governo” a se confinarem em pequenos pedaços de seu antigo e vasto território. Sessenta anos se passaram desde os primeiros contatos e a “pacificação”, conseguida em troca de falsas promessas, gripes, varíola e deslocamentos forçados.

Apesar disso tudo, e dos conflitos internos que funcionários da FUNAI estimula(m)ram e da inépcia do atendimento à sua saúde, o povo Xavante vem crescendo e jovens lideranças buscam um novo modo de tratar com o “governo”, com a altivez, a sabedoria e a coragem dos antigos guerreiros nos quais se inspiram. A maioria deles estudou e vivenciou o mundo
dúbio do waradzú (“branco”), com enormes dificuldades, mas estão de volta às suas aldeias, ouvindo seus velhos parentes e estimulando os mais jovens a não confiarem nos waradzú que tentam seduzi-los com um futuro onde o deprézú (a grana) manda e desmanda. O Warãpropõe o modo A’uwẽ de viver e estar de bem com a vida, num  (Cerrado) recuperado/regenerado pelos sábios tede’wa.

O CTI presta assessoria sistemática à Associação Warã e se empenha em apoiá-la em seu processo de fortalecimento institucional e político.

Conheça o site da Associação Warã AQUI.