Cultura Viva Timbira

O Centro de Trabalho Indigenista vem fortalecendo, há mais de 30 anos, a prática musical e ritual dos Krahô, Apinajé, Krikati, Pykobjê, Apãniekra e Ramkokamekra, que formam atualmente o povo Timbira. O intercâmbio de gravações dos cantos e depoimentos entre as diferentes aldeias, distribuídas em seis Terras Indígenas, estimula o interesse pela contínua circulação desses conteúdos.

Música e linguagem, cantigas e textos, caracterizam sistemas vivos de conhecimento, e como tal, verdadeiros celeiros para estudos nas áreas de etnomusicologia e etnolinguistica. Intervenções realizadas pelo Cultura Viva Timbira, como registro, recuperação, classificação, conservação e guarda de seu patrimônio cultural, apóia as iniciativas dos povos Timbira para o fortalecimento e a difusão de suas manifestações culturais e dinamiza suas próprias formas de transmissão de conhecimentos. É no âmbito das performances musicais e rituais que crianças e jovens adquirem este conhecimento, perpetuando
sua transmissão.

O Acervo Cultural Timbira, localizado no Centro de Ensino e Pesquisa Timbira Pënxwyj Hëmpejxà, reúne atualmente mais de 600 horas de gravação e 20.000 fotogramas que estão organizados e classificados junto aos jovens Timbira, por meio do aprimoramento de técnicas de documentação.
Com o propósito de contribuir para a transmissão de saberes e produção cultural dos Timbira e para a divulgação de suas expressões culturais a outros grupos da sociedade, o Centro de Ensino e Pesquisa Timbira Pënxwyj Hëmpejxà pretende se afirmar como Ponto de Cultura/ MINC. Além dos materiais áudio-visuais que alimentam e movimentam quotidianamente o acervo, estão sendo feitas pesquisas em diversas instituições do país para a formação, no Centro de Ensino e Pesquisa Timbira Pënxwyj Hëmpejxà de um acervo de documentos escritos, sonoros e iconográficos sobre os estes povos.

Cultura Viva Timbira é uma ação que contempla, assim, três conjuntos de atividades complementares:

  • o apoio à realização dos rituais nas aldeias,
  • o aprimoramento, junto aos jovens Timbira, de procedimentos de registro sonoro e visual e a classificação desses materiais para armazená-los e disponibilizá-los no Acervo Cultural Timbira.
  • a consolidação do Centro de Ensino e Pesquisa Timbira Pënxwyj Hëmpejxà, localizado na cidade de Carolina, sul do Maranhão, em um Ponto de Cultura por meio da organização e da ampliação do Acervo Cultural Timbira.