Tëpi Matis, mais conhecido como Tëpi pajé em novembro de 2016 (Foto: Manuella Rodrigues)

Nota de falecimento de Tëpi Matis

Tëpi Matis, mais conhecido como Tëpi pajé em novembro de 2016 (Foto: Manuella Rodrigues)

Tëpi Matis, mais conhecido como Tëpi pajé em novembro de 2016 (Foto: Manuella Rodrigues)

Faleceu no último dia 07 de março Tëpi Matis, mais conhecido como Tëpi pajé. Tëpi foi picado por uma cobra na manhã de segunda feira (06), enquanto caçava com a sua família na região do rio Branco na TI Vale do Javari (AM). Tëpi chegou a ser levado para aldeia Bukuwak, onde morava, a fim de receber tratamento, mas não resistiu.

O povo Matis foi contatado no final dos anos 1970. A acentuada depopulação que sofreram no período provocou a perda de muitos de seus pajés. Tëpi Pajé teve um papel fundamental para o seu povo, pois era ele quem realizava os trabalhos de cura nas aldeias, além de orientar e prevenir o povo Matis com relação às suas decisões internas e nas relações dos Matis com os não indígenas.

O Centro de Trabalho Indigenista se solidariza profundamente com o povo Matis com a perda precoce de Tëpi, que infelizmente retrata a precária situação de atendimento a saúde indígena no Vale do Javari.

Equipe CTI Javari

Deixe um comentário

Os comentários enviados às matérias aqui veiculadas serão publicados levando em conta a relevância para as discussões às quais elas se propõem. A responsabilidade sobre cada comentário é de exclusividade do autor e não representa posição do Centro de Trabalho Indigenista. Por esse motivo, incentivamos a identificação dos autores. São bem-vindas colaborações críticas que enriqueçam o debate. Agressões, insultos ou declarações de cunho preconceituoso não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *