Projetos

(i)   Implementados
-Projeto de Recuperação dos Assurini do Koatinemo/FUNAI/1978-1979

-Projeto de Assistência à Saúde Assurini/FUNAI/Irmãzinhas de Jesus/-1980-1981

-Projeto IWGIA/Comercialização de artesanato e acompanhamento saúde-1986

-Projeto
“Documentação e Transmissão dos Saberes Tradicionais dos Asuriní do Xingu”,realizado no ano de 2006 e patrocinado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional – Iphan/ MinC, que, por meio do edital de apoio ao Patrimônio Imaterial de 2005, digitalizou e organizou acervo audiovisual acerca da cultura imaterial Asuriní, coletados pela antropóloga Regina Polo Müller e colaboradores ao longo dos quase trinta anos de pesquisa.

-Projeto “Cerâmicas e Trançados: Música e Dança dos Asuriní do Xingu”, que teve financiamento do CNPq e foi realizado entre os anos 2006 e 2007, período em que se promoveram ações relacionadas ao incremento da produção artística por meio do trabalho com oficinas de técnicas tradicionais diversas, como, por exemplo, trançados, cerâmica, confecção de instrumentos rituais. A elaboração e implantação do programa de educação indígena diferenciada para a escola Indígena dos asurini do Xingu a cargo da equipe do projeto compreendeu a incorporação de ações integradas a projeto de desenvolvimento auto-sustentável. Foram desenvolvidas ações de registro e transmissão de saberes tradicionais através da utilização de material visual e sonoro incorporado ao material didático da escola indígena.

-Projeto PROMOART – Polo Asuriní (de janeiro à dezembro de 2010).

O Projeto se insere no Programa de Promoção do Artesanato de Tradição Cultural realizado pela Associação Cultural de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro – Acamufec, por meio de convênio firmado com o Ministério da Cultura, e conta com a gestão conceitual e metodológica direta do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP)/Departamento de Patrimônio Imaterial/IPHAN, e com a parceria institucional do Museu do Índio da FUNAI do Rio de Janeiroe apoio financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O objetivo do projeto é fortalecer a transmissão dos saberes tradicionais no contexto interétnico, especialmente os padrões tradicionais da tecnologia cerâmica e da arte gráfica e apoiar a produção qualificada e a venda de objetos cerâmicos de forma a garantir a sustentabilidade do grupo.

Organizar a produção local, apoiar a auto-gestão do grupo indígena, agregar valor ambiental e cultural e produzir documentação etnográfica, tanto para uso interno (escola indígena) quanto externo (comercialização e difusão) são horizontes fundamentais ao desenvolvimento da comercialização da arte cerâmica Asuriní como alternativa adequada a autonomia e sustentabilidade.

Para atingir os objetivos o projeto propõe atividades diversas ligadas à produção e comercialização dos objetos cerâmicos tais como: participação em exposições e mostras, oficina de gestão e associativismo e de registro audiovisual, dentre outras.