Fórum em Defesa dos Direitos Indígenas – FDDI

Voltar para Programas e Ações Estratégicas

O Fórum em Defesa dos Direitos Indígenas surgiu da preocupação das Organizações Indígenas e Indigenistas com as ameaças aos direitos indígenas que se têm intensificado. Antigos conceitos e preconceitos, que balizaram as traumáticas relações entre o Estado brasileiro e os povos indígenas, voltaram a inspirar a atuação de alguns setores do Governo, justificados com os mesmos argumentos ultrapassados do indigenismo integracionista e, como antes, ancorados em interesses privados.

Os resultados desse retrocesso já são visíveis no acirramento de conflitos, no aumento da violência contra indígenas, no incremento de posturas racistas e preconceituosas e no cerceamento à aplicação dos direitos indígenas por parte de agentes do Estado.

O objetivo do Fórum é produzir debates que ajudem na elaboração de propostas para formulação e implementação de Políticas Públicas e a defesa e aplicação dos direitos dos povos indígenas no Brasil, bem como acompanhar as tramitações das proposições legislativas e as demandas das organizações indígenas apresentadas ao Fórum, divulgando ainda informações qualificadas sobre a situação dos direitos indígenas no Brasil.

Criado no dia 23 de junho de 2004, em Brasília, por organizações indígenas e indigenistas de longa tradição no processo de debate e construção de uma política indigenista pública brasileira, busca afirmar publicamente o reconhecimento aos direitos indígenas firmados na Constituição Federal de 1988 e em normas internacionais como a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalhão, promulgada pelo Governo brasileiro em 2004. O CTI participa desde a fundação do FDDI.