Dia Internacional dos Povos Indígenas é marcado por protestos e reivindicações em Brasília

Letícia Leal

Após audiência pública na Câmara dos Deputados, lideranças de diversas regiões do país ocuparam o auditório e exigiram encontro com presidente da Casa

Cerca de 200 representantes indígenas, quilombolas e ribeirinhos de diferentes estados do país compareceram nesta terça-feira (9) à audiência pública em homenagem ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) na Câmara dos Deputados.

Lideranças reunidas protestaram com cantos e ritos tradicionais (Foto: Cimi)

Nos depoimentos, as lideranças presentes reafirmaram sua posição na luta contra iniciativas que atentam contra suas vidas, seus territórios e seus direitos, como alguns projetos de lei que tramitam no Congresso atualmente – entre eles a PEC 215 –, a CPI da Funai e Incra, e a tese restritiva do marco temporal, além da recorrente criminalização das lideranças indígenas e das possíveis nomeações de militares para a presidência do órgão indigenista.

Enquanto espalhavam faixas e cartazes no auditório, e entoavam cantos tradicionais, os povos declararam que só desocupariam o local mediante a presença do atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).  “Hoje esse auditório Nereu Ramos virou uma cabana de ritual”, afirmou o cacique Nailton Pataxó Hã Hã Hãe. Após o anúncio da ocupação, a segurança bloqueou o acesso ao local (inclusive aos banheiros), mantendo os manifestantes em isolamento.

O acesso
ao auditório Nereu Ramos foi bloqueado pela segurança legislativa após anúncio de ocupação (Foto: Cimi)

Depois de 3h de ato, Maia aceitou receber algumas lideranças regionais brevemente. “Quando disputei a presidência da Câmara, eu me comprometi a não pautar projetos polêmicos”, afirmou ele; mas os mesmos só concordaram com o acordo de se retirarem após promessa de uma outra conversa mais deliberativa com a autoridade na manhã desta quarta-feira (10).